Haenyeos – A força do Mar
Nome do Projeto

Haenyeos – A força do Mar

O premiado fotógrafo brasileiro Luciano Candisani embarca

descrição

O premiado fotógrafo brasileiro Luciano Candisani embarca em uma nova jornada, interessado pela história de um grupo de mulheres que vivem do mar. Ele vai retratar o trabalho diário dessas heroínas e trazer a consciência para uma necessidade vital dos tempos modernos: a sustentabilidade. Candisani parte para uma ilha na Coréia do Sul chamada Jeju, onde ele encontra as Haenyeos, as mulheres do mar.

Corajosas, elas seguem uma tradição secular: mergulham utilizando apenas o ar de seus pulmões, a fim de colher produtos marinhos. É assim que ganham dinheiro para criar seus filhos e sustentar suas famílias, sem causar danos ao meio ambiente. Com elas, Candisani enfrenta o desafio de uma árdua tarefa física, uma vez que as Haenyeos, apesar de suas idades avançadas, permanecem até cinco horas seguidas no mar.

Em Jeju, ele também conhece a cultura local e descobre curiosidades sobre uma comunidade muito tradicional que está em risco de desaparecer: as novas gerações não são suscetíveis a seguir a profissão de suas mães e as Haenyeos podem não existir mais cedo ou mais tarde, razão pela qual elas são agora reconhecidos pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Nesta expedição, Candisani busca uma motivação criativa única para revelar através de suas lentes esta incrível história de preservação cultural e responsabilidade ambiental.